Folheadas ou Banhadas?



Produtos folheados e banhados são chamados de semijoias, embora parecendo uma joia pelo seu design e tenha um preço mais agradável, não são feitas totalmente do metal nobre e sim revestidos por eles (Ouro e Prata).
Vamos ver abaixo essa diferença entre os folheados e banhados, assim não surgir aquela duvida, sua qualidade e durabilidade.

O folheado - (Significado: revestimento de uma matéria por outra mais preciosa: folheado a ouro) Ou chapeado consiste na aplicação de uma fina folha de ouro ou prata sobre o metal como o latão, bronze e outros metais não preciosos, que, por receber uma compressão, adere definitivamente. Este processo é de aplicação muito restrita: canetas, chapas e objetos planos, sem ressaltos, foram muito usados em peças de igrejas barrocas e correntes provenientes da Itália.Nos dias de hoje a “palavra folheados”, é muito usado tanto para peças banhadas como chapeadas logo as semijoias são banhadas.  O processo de folheação está quase extinto no ramo de joalheria.
O Banhado à Ouro ou Prata: (Significado: é chamado de galvanização ou eletrodeposição) Consiste em mergulhar o metal-base (no caso de joias e semijoias, esse metal base pode ser prata, latão ou níquel)  em uma solução de sais de ouro, e ligá-lo à corrente elétrica. Folheados ou Banhados?Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro polo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro pelo líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada.O processo de banho pode ser feito com outros metais também, como ródio e cobre, o tempo de imersão e a camada ideal que se formará depende de cada metal.Dependendo do tempo de imersão, essa camada poderá ser mais ou menos espessa. A boa douração tem espessura na ordem de 0,02 mm (costuma-se dizer 20 milésimos ou 20 mícron).  Peças com espessuras inferiores a 5 micros já se consideram bijuterias e de pouca duração.Atualmente as peças douradas são feitas pelo processo de banho: relógios, pulseiras, jóias de um modo geral. É claro que a boa joia deve ter espessura de ouro maior que a bijuteria para garantir uma maior durabilidade e ter contigo a garantia de qualidade atestada pela fábrica. A diferença para uma semijoia folheada e semijoia banhada é que um artigo banhado recebe apenas um único de ouro, por isso é muito mais frágil do que semijoias folheadas (os folheados recebem mais banhos).


 

Glossário dos bijoux:

Acetinado - Acabamento suave sobre a joia  geralmente antes do banho final, dando um aspecto de cetim. Esse efeito exige grande habilidade artesanal e é obtido através de um jato de microesferas de vidro lançado sobre a parte da peça que se quer dar destaque.

Aço - Liga especial não sujeito à oxidação, liga 316L, e que recebe tratamento próprio para uso como joia.

Argento – Elemento químico prata (Ag), muitas vezes usado como sinônimo, como em Argento 925.

Banho - Existem varias denominações meramente comerciais para determinar o banho, tais como: folheado, chapeado, plaqueado, banhado, entre outras. Estes nomes não tem importância, o que realmente deve ser considerado é a camada de banho na peça.

Bijuteria – Joia artesanal com pouca ou nenhuma quantidade de ouro.

Escovado - Acabamento delicado conforme exigido pelo design da peça, é obtido através do manuseio habilidoso de escova especial, que introduz pequenos sulcos na superfície da joia que se quer dar destaque.

Fosco- Acabamento rústico que tira o brilho de uma parte da joia conforme seu design e obtido pelo manuseio hábil de uma broca abrasiva sobre parte da superfície da peça.

Liga – Material metálico composto de dois ou mais metais. É obtida pela fusão desses metais, servindo de base para a joia.

Mícron – (µ) dimensão que mede a espessura da camada de ouro nas joias folheadas ou semijoias. Corresponde à milésima parte do milímetro, por isso é chamada de “milésimo”.

Níquel – Metal usado como componente das joias folheadas para dar mais dureza e encobrir as imperfeições da matéria prima.

Ouro 18K - Ouro de pureza 18 quilates, próprio para joias. Tem 75% de ouro puro e 25% de liga.

Ouro 10K – Ouro considerado “baixo”, de pureza 10 quilates, tem apenas 41,6% de ouro puro e 58,4% de liga.

Ouro 14K – Ouro de pureza 14 quilates, próprio para joias e muito popular nos EUA, tem 58,4% de ouro puro e 41,6% de liga.

Ouro 24K – Ouro de pureza 24 quilates, impróprio para joias por não ter liga na sua composição, deixaria a peça muito "mole" ( sem dureza ), tem 99,9% de ouro puro e só 0,1% de liga. Geralmente é empregado em odontologia.

Ouro Branco – Não existe livre na natureza. É obtido através de processo de alta tecnologia com a fusão do ouro com o paládio mais liga. O paládio é um metal caro, ainda mais nobre que o ouro e o ródio, só sendo inferior à platina.

Prata 925 – Metal sólido, nobre, de lei. O número 925 determina sua composição, significa que tem 92,5% de prata pura e 7,5% de liga. Apenas a Prata e o Ouro são considerados metais nobres.

Resina – Produto tipo esmalte sintético de diversas cores aplicado sobre as joias. Para dar "efeito" colorido.

Ródio – Popularmente conhecido como "OURO BRANCO", metal nobre usado em joias, em média três vezes mais caro que o ouro 18K. Quando a joia de prata 925 recebe um banho de ródio (prata “rodinada”), mantém a aparência da prata sem oxidá-la, porem com leve toque mais acinzentado, evitando o trabalho natural de “limpeza da prata”.

Tombak – Liga especial empregada em semijoias cujos componentes metálicos principais são o cobre e o zinco.

Zircônia – Pedra de cor variada (vermelha, cinza e, mais rara, incolor), sensível à pressão e a golpes, usada em joias. Cristais ou zircônia sintética, entre elas as austríacas Swarowski, utiliza em suas criações.

Um comentário:

Divulgadores